[GUIA] Como melhorar sua jogabilidade

Apresente ideias e debata cenários recentes do Game

[GUIA] Como melhorar sua jogabilidade

Mensagempor apocalypsenzn » 10 Nov 2016, 11:28

Neste guia vamos mostrar como melhorar sua jogabilidade para uma melhor performance possível.
O tópico será separado em partes de resposta.

O que é o rate? :?:
1) Rate é a capacidade de transmissão de dados para o servidor por segundo.
Por padrão no UrT é 8000 (mínimo) configurável até 32000 (máximo). 8000 é equivalente a 8000 bytes/segundo.
No menu System > Network das configurações do Urban Terror ele aparece como MaxData Rate e é tratado com um número menor 8, 10, 15, 20, etc. (mas de igual efeito 8 = 8000, 20 =20000).

O que é o ping? :?:

Ping é o tempo de resposta entre o servidor e o computador do jogador, medido em milisegundos (ms).
Exemplo: 25ms, 30ms, 40ms.
Você pode ver seu ping facilmente ao entrar no servidor e durante o jogo apertar a tecla TAB.

O que é MTU? :?:

* MTU - Maximum Transmission Unity, é o tamanho do pacote de transmissão de uma rede.
* Cada pacote de transmissão pela internet, por padrão é de 1492 bytes. (valor do MTU).
* O tamanho da MTU pode variar de acordo com o tipo de rede ou o provedor de internet. (Provedor de internet = Oi, GVT, NET Vírtua, etc)

O problema:

* Cada pacote de dados transmitidos exige uma resposta do servidor e do cliente (jogador), tendo um intervalo equivalente ao tempo do PING acrescido do tempo de transmissão do pacote.
* um PING de 186ms teoricamente tem o limite da capacidade de transmissão pra um rate de 8000 se ignorarmos o tempo de processamento dos dados.
Falando menos complicado... :P
* quando uma transmissão deveria ocorrer em um segundo (1s) e ela não ocorre, existe perda de dados, gerando LAG.

E cá entre nós, quem gosta de lag?

Então como saber se eu estou tendo ou causando lag? :?:

1. Como eu disse, sua MTU pode ser diferente de acordo com sua rede ou provedor de internet.
Exemplo: Na Oi, minha MTU é 1492, na NET é 1500, na GVT é 1472.
Depois eu insiro aqui um tópico de como alterar sua MTU manualmente no Windows e no Linux de acordo com sua operadora.

Exemplo 1:

Rate / MTU = (Pacotes/seg) * ping.

Se você tem um PING de 75 e usa um rate de 25000:
25000 /1492 = 16,75 pacotes por segundo
16,75 * 75 ms = 1256 milisegundos > 1 segundo

1256 milisegundos > 1 segundo (1000)
Conclusão: perda de 25% dos dados.

Solução:
Reduza o RATE para = MTU / 0,(ping).
Exemplo:
(MTU)1492/ (ping) 0,075 = 19893 -> arredondado para 19800.

No console digite /rate 19800 ou /seta rate 19800 (dá no mesmo)

Exemplo 2:

Se você tem um PING de 85 e usa um rate de 25000:

(25000 /1492) * 85 ms = 1424 milisegundos > 1 segundo

Conclusão: perda de 42% dos dados. = LAG EMINENTE

Solução:
reduza o RATE para =1492/0,085 = 1755219893 -> arredondado para 17500.

No console digite /rate 17500 ou /seta rate 17500 (dá no mesmo)

Resumão:
Se meu ping for 150?
1492/0,150, o resultado da divisão arredondado pra maior, é seu rate.
Se meu ping for 20?
1492/0,020, o resultado da divisão arredondado pra maior, é seu rate.
Se meu ping for 50?
1492/0,050, o resultado da divisão arredondado pra maior, é seu rate.

Lembre-se sempre que os valores permitidos por esta CVAR no Urban Terror são de 8000 = 185(ping), a 32000 = 48(ping)
Então se seu ping for maior que 185, o jeito é botar 8000 de rate. Se seu ping for menor do que 48, botar 32000.
Lembrando que se você tem ping baixo e aumenta a quantidade de rate, o seu ping consequentemente vai AUMENTAR.

Conselho de brother:
Se você tem um PING acima de 150, por favor pocure outro servidor para jogar... acima de 150 as coisas começam a ficar insuportáveis, quem joga campeonato sabe disso.

Considerações finais sobre RATE x PING:

* Se você está usando configurações inadequadas, ajuste-as. O LAG prejudica a todos. :x
* Não caia na besteira de achar que RATE alto ajuda no PING, serão transmitidos mais pacotes, mas ao mesmo tempo, mais pacotes serão perdidos, somando ZERO ao tempo de resposta dos pacotes perdidos, baixando o tempo do PING artificialmente com perda de pacotes transmitidos. ;)
Com o rate no máximo, sempre, sem considerar o ping, você está andando LAGADO NO SERVIDOR, E JOGADOR LAGADO NO SERVIDOR NÃO É LEGAL. :x
* Quer reduzir o ping? Evite ocupar toda a sua banda enquanto joga! Com a Banda ocupada o tempo de resposta aumenta.
* O Envio dos dados do servidor ocorre por "broadcast" (envia a mesma informação para todos ao mesmo tempo), e será recebida pela banda de "download" do cliente, ou seja, queda da capacidade de recepção do cliente interfere no FPS baixo, mas não gera LAG. Grande parte do LAG não possui origem no Servidor.
* Se os jogadores não se ajustarem a conduta para evitar o LAG, recomendo ao administrador do server tomar as seguintes medidas (segundo a filosofia "se não puder educar, adestre!"):
* Arbitre um valor para a CVAR sv_maxping abaixo de 150.
* Os administradores providos da RCON podem consultar o rate através do comando /rcon status
Desrespeito? Os Nizarins te pegam no tapa!

O clan mais tradicional do HUEBR.

CTF: /connect ctf.nizarins.com
Jump: /connect jump.nizarins.com:27961
apocalypsenzn
Site Admin

Melhorar sua jogabilidade no Windows

Mensagempor apocalypsenzn » 23 Nov 2016, 17:52

• Não utilize o software anti-vírus durante a jogatina, desative ou até desinstale se for o caso. Caso você já não tenha nenhum, o próprio Windows possui seu primeiro nível de proteção que é o Windows Defender. Muita gente por considerar ele muito fraco, desconsidera que ele é um anti-vírus também e age como um. Então é necessário que você vá lá em configurações do Windows 10, Atualização e Segurança, Windows Defender e desative a proteção em tempo real.

"Ah, mas tio apoca, porque você não fala do Windows 8 e do 7?"
Se eu tiver que falar deles, vou ter que falar do XP, do Me, do 98, do 95, do 3.11... não falo de coisa ultrapassada.

"Ah, mas tio apoca porque desativar a proteção em tempo real?"

Toda vez que você trabalha com a proteção em tempo real, mesmo que seu anti-vírus possua um pré-escaneamento permanente que avalia se aquele arquivo já foi escaneado ou não, toda vez que um processo é colocado em primeiro plano, o processador é logo ocupado em seguida por esse processo de verificação automática em tempo real e te toma alguns ms, não de ping, não de internet, que isso fique claro, mas do processamento interno que o seu PC faz sobre o UrT.

"Não tenho risco de pegar vírus jogando com ele desligado?"

- Não. Vírus não é um demônio que entra no cabo do seu PC e faz uma baderna, além do mais, os que fodem o computador mesmo são bem raros, hoje a moda é propaganda, é usar o PC pra te vender coisas, te fazer acessar sites, usar mecanismos de busca, enfim.

• Evite usar programas de edição de imagens como o visualizador de fotos, o photoshop, o VLC, o Windows Media Player ou o Vídeos e Filmes do Windows, ou todo e qualquer programa que venha requirir algum tipo de processamento gráfico do seu computador. Até mesmo o Google Chrome pode te fazer ter alguns drops de fps dependendo da aceleração gráfica que você estiver fazendo com ele.

• Mantenha seu computador sempre atualizado. Porque? Simples, muitas das bibliotecas que possuem melhorias e correções para o desempenho dos jogos dependem DIRETAMENTE do Windows Update ou das atualizações que verificam se seu Windows é original.

"Ahhh, mas tio apoca... meu Windows é pirata."
- Foda-se. Você dá calote no trabalho dos outros e o problema é meu? Não tem dinheiro, use Linux.

• Mantenha os drivers do seu computador sempre atualizados! Mapas com partes faltando ou aparecendo coloridas em branco, vermelho e azul no Urban Terror são sinal de que o driver de vídeo não está renderizando corretamente o OpenGL, então ou teu driver está com um erro de atualização ou você está com ele desatualizado ou apenas utilizando o que veio "de fábrica" no Windows. Procure o site da sua fabricante pra saber qual é sua placa de vídeo.

"Ahhh, mas tio apoca, eu NÃO TENHO PLACA DE VÍDEO"

- Puta que pariu, você é burro hein? Como você está vendo o que está na tela? Tá transmitindo do seu cu?

"Desculpa tio apoca, minha placa de vídeo é ONBOARD"

- Ahh, aí sim, mesmo sua placa de vídeo sendo ONBOARD, ela tem uma fabricante, pode ser Intel, Nvidia, AMD, VIA (Via é sacanagem, chora), entre outras. E não se engane, no caso das placas ATI, elas estão começando a vir integradas dentro do processador como uma APU, então você pode ter uma placa de vídeo onboard na sua placa mãe rodando uma R9 da AMD, por exemplo, sem problema nenhum.

Continua...
Desrespeito? Os Nizarins te pegam no tapa!

O clan mais tradicional do HUEBR.

CTF: /connect ctf.nizarins.com
Jump: /connect jump.nizarins.com:27961
apocalypsenzn
Site Admin

Voltar para Discussão Geral Urban Terror